O mistério da fluência em 30 dias

Você já deve ter visto essa promessa milagrosa de fluência em 30 dias ou 6 meses. Mas o que ela REALMENTE significa? Descubra agora com o professor Rafael Cocchini!

O mistério da fluência em 30 dias

Hey, guys! Tudo bem por aí?

 Hoje eu trago para você informações de qualidade sobre essa palavra que vemos em propagandas de escolas quando o assunto é segunda língua: a fluência. 

Mas afinal, o que significa ser fluente?

Bom, antes de mais nada, já vou chegar com o pé na porta e deixar bem claro que, durante toda a sua vida, mentiram para você. Pois é, mentiram para mim também. Fizeram a gente acreditar durante anos que “ter inglês fluente” é sinônimo de ser proficiente em inglês. E, na realidade, essas duas palavras (fluência e proficiência) não são sinônimos!

  

Mas então o que significa, de fato, ser fluente e ser proficiente?

 

Calma, bebê! Vem com o teacher que eu te explico.

 

Primeiro, vamos falar sobre a fluência. Essa palavra que é jogada em tantos anúncios de emprego como requisito ou diferencial é utilizada justamente por ser uma palavra, digamos, vaga. Falar que você é "fluente” não diz, de fato, nada. E por que não diz nada? Porque existem níveis de fluência. 

Ser fluente em inglês significa que você é capaz de se comunicar na língua inglesa. Porém, existem vários níveis de comunicação, logo, se você é um falante básico de uma língua, você possui fluência básica. Da mesma forma, você pode ser fluente intermediário e fluente avançado. 

Ou seja, aqueles formulários que dividem o nível do idioma entre básico, intermediário, avançado e FLUENTE foram feitos por pessoas que não fazem ideia do que significa ser fluente!

Disclaimer: Se você se candidatar a uma vaga e tiver a opção de fluente para ser selecionada, só selecione se você de fato, conseguir se comunicar em inglês, ok bebê? Por mais que não seja o termo correto, a palavra fluência ainda é vista como correspondente ao nível de inglês intermediário/avançado.

Agora vamos à parte interessante. Você sabe como esse erro se espalhou na nossa sociedade?

Esta expressão se popularizou devido a um marketing desonesto de escolas de idioma. Afinal, é muito fácil prometer “fluência” em um período curto de tempo (3, 6 ou 18 meses) sem especificar qual nível de fluência estamos falando, não é mesmo? Quando fazem isso, as escolas te induzem a acreditar que você vai estar no mais alto nível de inglês possível (avançado) dentro do prazo que estipularem para sua fluência; O que é uma mentira.

Vou definir agora o que é ser proficiente em inglês (ou em outros idiomas). Só pra terminar de botar os pingos nos ‘is’ por aqui. 

Ter proficiência em inglês significa ter habilidade plena de comunicação em inglês. Isto é, ter o domínio pleno da escrita, leitura, fala e escuta em inglês. A palavra proficiência, por si só, implica uma capacidade alta, por isso você não vai ver esta palavra por aí junto com promessas de fluência em curto prazo.

Por outro lado, você encontra essa palavra em vários anúncios de emprego de empresas internacionais de grande porte e principalmente em testes de certificação internacional.

Curioso como existem provas para certificar seu nível de proficiência mas não existem provas para certificar sua fluência, não é mesmo!?

 

Bom gente, então desvendamos aqui o mistério da fluência que vendem por aí: ela pode ser básica, intermediária ou avançada. Já a proficiência é sempre voltada para o domínio pleno do idioma. Agora, fiquem atentos quando virem promessas de fluência em tempo recorde. Lembre-se de que você precisa não apenas da fluência, mas da proficiência em inglês.

Quer conhecer uma escola que:

- É transparente

- Respeita o seu tempo

- Te leva à fluência

- Pode te tornar proficiente em inglês

Então preencha este formulário que você está no caminho certo para se tornar bilíngue!

Quero aprender inglês com a Bilingual Now

 

A gente se vê por aqui. 

 

Até a próxima! 

Teacher Rafael Cocchini

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
1
funny
0
angry
0
sad
1
wow
0