4 maneiras de melhorar seu listening!

Se falar inglês fosse fácil, o Brasil já seria um país bilíngue. Não se deixe enganar quando lê por aí anúncios vendendo fluência no idioma em 6 meses. A não ser que você seja uma pessoa acima da média, você não vai conseguir aprender uma nova língua nesse tempo. Por isso, selecionei 4 dicas de maneiras para melhorar seu listening e a primeira dica que quero deixar aqui para melhorar seu listening é:

4 maneiras de melhorar seu listening!

1) Cuide da ansiedade

É normal que os aprendizes de uma segunda língua se sintam ansiosos quando estão expostos ao idioma alvo. 

Se não controlarmos nossa ansiedade, ela pode criar um bloqueio no nosso cérebro e daí não vamos entender nada do que vamos ouvir, (nem mesmo as palavras que já conhecemos).

Se prepare para o momento de prática de forma positiva e organize o exercício por partes.

 

Se você está no nível básico, por exemplo, mentalize que o objetivo não é entender tudo que ouvir de primeira, mas identificar palavras que já conhece e tentar entender o restante por contexto. Seu cérebro vai executar o que você enviar de comando à ele. 

Então que tal começar com: “quais são as 5 palavras que consigo identificar em inglês neste áudio?” 

Comandos simples como este, vão te ajudar a focar naquilo que você está se predispondo à estudar, e não no conteúdo todo.

Se você já tem um nível um pouco mais avançado, você pode se desafiar a escrever frases completas do áudio, mesmo se ela conter palavras que você não conhece, por exemplo.

 

2) Minhas palavras, minha vida

O poder da palavra!

Usar frases como: “Não entendo nada em inglês”, “Inglês é muito rápido, não consigo ouvir as palavras”, “Nunca vou conseguir entender inglês” são exemplos de frases que vão travar seu aprendizado mesmo antes de você começar os exercícios.

 

Você é o que você acredita, e se você acredita que inglês não é pra você, é melhor ir estudar outra coisa. Eu sei que é duro ler isso, mas se você não se preparar mentalmente para aprender um novo idioma, você vai passar a maior parte da sua jornada tendo que lutar contra suas crenças do que, de fato, aprendendo e treinando o inglês. 

 

Comece a substituir essas falas negativas por frases como: “Hoje vou me esforçar para anotar as palavras que eu já conheço.”, “Vou tentar copiar a pronúncia de 5 palavras no áudio de hoje.”, “Meu inglês está melhor do que quando comecei a estudar”. Tenho certeza que essa simples mudança de mindset já vai te ajudar a enxergar novas possibilidades com o aprendizado do idioma.

 

3) Errar é humano

Relaxe. A única pessoa te julgando por não entender tudo que ouve em inglês é você mesmo.

Qual a vantagem você tem visto quando está praticando os exercícios em casa? Quando você erra, que atitude você toma partindo desse erro?

Você se julga e começa a se culpar por “não saber nada”, ou usa frases como: “eu faço tudo errado”. Não acredito que isso te trará resultados, afinal de contas, o aprendizado do inglês é para benefício de quem? Acredito que seja o seu, não é mesmo? 

Então comece a olhar para sua jornada como um todo. Você tem anotações de quando fez a primeira aula? Consegue acessar esses materiais? Que tal voltar lá e ver como, apesar de ter um nível mais fácil de conteúdo, você ainda tinha uma grande dificuldade de resolver os exercícios que hoje acha simples.

A jornada rumo à fluência é assim mesmo, conforme você vai subindo de nível, vai ficando mais complicado. Mas isso não quer dizer que não é uma evolução. Pare de querer acertar tudo e comece a celebrar as pequenas conquistas. Identificar palavras e frases, conseguir copiar algumas pronúncias e responder opinar sobre um áudio em inglês já é grande coisa!

 

4) Não tente saber tudo

Já entendemos que é muito provável que você não vá entender tudo de uma vez quando estiver praticando seu listening com áudios em casa, certo? 

Agora que você já baixou as expectativas para não se frustrar vamos conversar sobre para onde você deve direcionar sua atenção para conseguir ter uma boa experiência e consequentemente evoluir no idioma.

 

Comece a treinar seu cérebro para prestar atenção nas palavras que você conhece e deduzir o contexto depois disso. Quando você foca em tentar entender palavras que ainda não conhece, você para de prestar atenção no diálogo. Fica tentando interpretar o novo vocabulário, ou então você trava e fica focado em uma palavra que até já viu antes, mas não lembra o que significa de jeito nenhum, se esquecendo assim da continuação da conversa. 

Isso é automático e devemos estar conscientes dessa rota que somos levados para podermos enfrentá-la e tentar algo novo.

Quando ouvir palavras que não entende, ou não consegue lembrar o significado, não perca tempo tentando lembrá-las ou traduzi-las. Continue ouvindo o diálogo e anotando as palavras que consegue entender. Foque no que você sabe! 

Essa é a melhor forma de colocar em prática tudo que você está aprendendo para compreender o inglês usado de verdade.

 

Dica extra: Social Media power

O Youtube é uma plataforma gratuita e está cheia de conteúdos que podem te auxiliar no desenvolvimento do listening em inglês. 

Você gosta de maquiagem? Que tal assistir a resenha de um produto que você gosta em um canal em inglês? 

Você também pode assistir nativos gravando reaction (reações) de filmes populares ou recentes que você gosta ou já assistiu. 

Outra idéia legal é assistir entrevistas com artistas que você gosta! Ouvir seu cantor favorito ou seu ator favorito falando inglês é uma ótima maneira de treinar o idioma e ainda se conectar mais com seu ídolo!

 

Você precisa de ajuda para colocar o aprendizado de inglês em prática? A Bilingual Now oferece aulas particulares online para você evoluir no inglês se comunicando de verdade! Clique aqui e envie uma mensagem para nosso atendimento no Whatsapp que nossos especialistas vão conversar com você para te explicar os detalhes do nosso trabalho.

 

Queremos ver você fluente.

 

Bilingual Now - Conectando pessoas. Mudando vidas. 

What's Your Reaction?

like
1
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0