Planejamento de aula com foco em sua finalidade
A forma mais comum de se preparar uma aula é a partir do método que será utilizado para o professor transmitir um conteúdo ou realizar um exercício com o aluno. Não há nada de errado com isso, todavia, existem outras maneiras para se realizar tal atividade. Iremos discutir uma delas a seguir.
Uma forma bastante eficaz é dar prioridade à finalidade e não ao método. Por exemplo, se o objetivo da aula é que o aluno entenda a diferença entre o present perfect e o past simple, o professor pode desenvolver sua aula em sentido “inverso”. Ou seja, se o que realmente importa é que o aluno compreenda a diferença e saiba usar corretamente esses tempos verbais, então pouco importa o meio com o qual ele vai conseguir fazer isso. Nesse sentido, nenhuma explicação ou exercício em específico é obrigatório, mas apenas os que tragam os resultados esperados.
O que isso muda na prática? Basicamente, permite maior flexibilidade para tornar a aula o mais personalizada possível para o aluno. Afinal, cada um aprende em seu próprio ritmo, tendo suas facilidades e dificuldades específicas. Tendo como foco apenas o objetivo, os métodos podem variar indeterminadamente para concorrer ao mesmo fim, a depender de cada pessoa.
Em sentido lato, permite ainda uma outra percepção, a do fim último. Qual objetivo final de quem faz um curso de inglês? Obviamente, falar inglês. Logo, tudo deve concorrer para que o fim último seja atingido, sem perdas de tempo em atividades acidentais, ou seja, não essenciais para aquele aluno em específico. Uma situação de aplicação concreta desse princípio seria a mudança de assunto em determinado momento da aula. Diversos estudos apontam que a memória segue o interesse. Assim sendo, a pessoa vai reter com maior facilidade aquilo que ela está mais interessada no momento. Se um aluno fizer uma pergunta fora do contexto da aula do dia, é mais proveitoso interromper o assunto e sanar a dúvida do aluno do que repreendê-lo por isso. Isso se deve exatamente pelo motivo mencionado, o que ele está perguntando é mais interessante para ele, logo, ele irá reter melhor naquele momento. Uma vez que o objetivo principal é ele aprender inglês, se ele aprendeu algo, aquela aula foi eficaz.