Valentine's day - Dia dos namorados

Não, vocês não estão lendo errado. É isso mesmo!

Valentine's day  -  Dia dos namorados

Não, vocês não estão lendo errado. É isso mesmo! Estamos falando do dia dos namorados, ou como é conhecido nos Estado Unidos, Valentine's Day. Aí fica a pergunta: ‘Mas dia dos namorados não é em junho?’ Sim. Aqui no Brasil o dia dos namorados é celebrado em 12 de junho, já nos EUA e em outros países como Portugal e Angola a data é comemorada no dia 14 de Fevereiro.

 

Ué, mas por que não é tudo comemorado no mesmo dia? Bom, a resposta é simples. Dia 14 de Fevereiro é dia de São Valentim no calendário Cristão, e é nesse dia que se comemora a união entre casais, namoro e também até troca de carinho entre amigos. Por meio de bilhetes, cartas ou bombons, e em formato de coração são expressados o amor e a união.

 

Aqui no Brasil, a data é no dia 12 de junho devido à uma idéia do publicitário João Dória, que já conhecia a comemoração no exterior e optou pela data por ser próxima ao dia de Santo Antônio, nosso santo casamenteiro, e ainda mantendo uma correlação com São Valentim. No Brasil, o dia dos namorados também está mais focado na troca de presentes entre casais, não tão comum a troca de afeto entre amigo

 

Por que dia de São Valentim?

 

 

 

 

 

 

Na Era do imperador, Cláudio II, ele proibiu casamentos durante as guerras, pois acreditava que os solteiros se saiam melhor em combates. O bispo Valentim foi contra as ordens e continuou a celebrar os casamentos. Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte. Durante o cárcere, o bispo recebeu presentes de jovens, flores, e bilhetes, dizendo que ainda acreditavam no amor. Valentim durante seus dias na prisão, apaixonou-se pela filha cega de um dos carcereiros, e acabou misteriosamente lhe devolvendo a visão.

Quando chegou o dia de sua execução, o bispo escreveu um bilhete de despedida, assinando seu Valentim, que no inglês pode ser escrito como Your Valentine. Daí a tradução para ‘seu namorado’. Valentim acabou virando mártir pela igreja católica, e a data de sua morte, 14 de Fevereiro ficou conhecida como Valentine’s day. Ou em português, dia dos namorados.

 

Na Roma antiga na mesma data eram realizadas passeatas da fertilidade, em honra à deusa Juno e ao deus Pan. Séculos depois a data passou a ser comemorada nos EUA, que também coincide com o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Essa data era motivo para jovens deixarem bilhetes de amor, na soleira da porta de seu amado.

 

Podemos ver que são várias as crenças e independente de ser dia 14 de fevereiro ou 12 de junho, o que vale é celebrar com seu namorado, namorada, esposo ou esposa e até demonstrar aquele carinho entre amigos. E ai que tal usar como pretexto essa data para deixar um recadinho a quem se ama e ainda por cima treinar inglês?

 

Happy Valentine's Day da Equipe Bilingual Now!

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0