Dia da Independência do Brasil

Comparando o Independence day dos USA com o do Brasil , você já deve ter notado que por aqui usamos verde e amarelo em época de Copa, ou em fatos recentes como protestos, mas no dia em que se comemora nossa independência aproveitamos para descansar ou viajar e deixamos a camisa bicolor de lado.

Dia da Independência do Brasil

Eis que em 1500, uma terra fértil e habitada por índios é avistada, e é ai que nasce a história do Brasil. Após 322 anos do desembarque português aqui na “Terra de Santa Cruz” aconteceu finalmente a proclamação da Independência.

 

Depois de mais de três séculos sendo moldado por culturas europeias, o Brasil caminhava sozinho e até mesmo D. Pedro reconheceu e decidiu ficar contra a vontade do império português, este que percebeu que um país que possui: constituição, riqueza tanto patrimonial como natural e cultural, com condição de autonomia para girar sua economia sem apadrinhamento, seria possível sim ser uma nação independente. Foi então que “o gigante acordou”.

 

E vendo hoje após exatos 197 anos da Declaração de fato da desvinculação de um Reino como Metrópole podemos notar que não faz tanto tempo assim que ele acordou não é mesmo? Claro, que nas últimas décadas temos visto vários acontecimentos que vão somando à história, e que provavelmente cairão nas questões das provas das gerações mais jovens. Mas precisamos enxergar estes últimos fatos como parte do crescimento da nossa história. Ora, a história de uma nação não pode ser escrita uma única vez, há ainda muitas páginas em branco a serem preenchidas com o passar do tempo.

 

E o que você faz no feriado de Independência?


É certo que você leu em livros de história sobre a colonização do Brasil pelos Portugueses, e depois sobre a Revolução Constitucionalista. E provavelmente saiba de cor e salteado que em 7 de setembro de 1822 Maria Leopoldina assinou a Declaração da independência e seu esposo D. Pedro I gritou às margens do Rio Ipiranga “Independência ou morte” proclamando assim o Brasil como uma Nação livre. Mas, ao olhar no calendário você provavelmente programou seu feriado para gozar a sua própria independência. Certo? A grande diferença entre o 4 de julho (Independência dos Estados Unidos) e o 7 de setembro (independência do Brasil) é justamente o patriotismo. Longe de mim dizer que eu ou você não amamos nossa pátria, mas uma nação com mais de 209 milhões de habitantes está ainda engatinhando em relação a ser patriota.

 

Comparando o Independence day dos USA com o do Brasil , você já deve ter notado que por aqui usamos verde e amarelo em época de Copa, ou em fatos recentes como protestos, mas no dia em que se comemora nossa independência aproveitamos para descansar ou viajar e deixamos a camisa bicolor de lado. Não que esteja errado, mais apenas para ressaltar aqui uma questão cultural.

 

Quando foi a última vez que você assistiu uma queima de fogos? Talvez no último jogo do seu time de coração você mesmo deve ter ascendido um pavio. Já os norte americanos investiram a maior queima em 4 de julho, e esgotaram tudo o que viram em azul, branco e vermelho para comemorar a independência de seu país. Mas por aqui também ocorrem paradas e passeatas de Norte a Sul que podemos ver pessoalmente ou pela TV. E por que não aproveitar o restante do dia para comemorar a própria independência? Ou quem sabe tirar um tempo para contemplar as belezas que temos por aqui?


Neste 7 de setembro declaremos à nossa pátria amada nossa admiração, vamos usar verde e amarelo sim! E espalhar esta alegria brasileira por ai.


O patriotismo está em cada gesto desde um papel que guardamos ao invés de jogar janela a fora a um sorriso para um desconhecido, nessas pequenas atitudes plantamos grandes mudanças para o futuro.

What's Your Reaction?

like
7
dislike
0
love
4
funny
0
angry
0
sad
0
wow
1